quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Farol de Santa Marta: Informações Importantes





Farol de Santa Marta, localiza-se no cabo de mesmo nome, em Laguna, no Estado de Santa Catarina, no Brasil
Torre quadrada em pedra, com lanterna e galeria, elevando-se de um grupo de casas térreas de faroleiros e de outros edifícios. Todo o farol pintado de branco; os telhados dos outros edifícios são vermelhos.
Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, o farol serviu durante esses anos para guiar as embarcações para longe da famosa Pedra (ou Parcel) do Campo Bom - que, apesar disso, chegou a causar alguns naufrágios.

História
Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de Junho de 1891, foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia.
Atrações
Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranqüila e muito freqüentada por surfistas.
Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. Todas são indicadas para banho e surfe.
Saindo do Farol para o centro de Laguna, encontra-se dois museus em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi. Um dos museus, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos e também na Itália.
Surfe
O Cabo de Santa Marta possui 11 praias em que o surf é praticado, como segue: Cigana - Direitas e esquerdas perfeitas com fundo de areia; Cardoso - Direitas e esquerdas quilométricas, famoso por suas ondas nos grandes swells; Praia do Meio - Pequena praia no coração do Farol de Santa Marta, muito badalada entre os surfistas nativos; Santa Marta Grande - No lado sul é chamada de Mocó, onde rolam as direitas com vento sul, ao norte é chamada de Santa Marta, onde rolam ondas com vento nordeste, e situa-se ao lado do Morro da Galheta; Praia da Galheta - Direitas e esquerdas perfeitas para ondulação de até 2,0 metros; Ipuã - Praia onde as ondas rolam com vento nordeste, possui uma laje de pedra submersa que favorece a qualidade desta onda; Praia da Teresa - Pequena praia com costão de pedra nos dois lados onde as direitas rolam sem fim nos dias bons; Siriú - Praia menor que a da Teresa e situada entre esta e a Praia do Gravatá, é pouco procurada pelos surfistas; Gravatá - Praia onde só se chega após 30 minutos de caminhada entre a vegetação nativa e as dunas, é pequena com fundo de areia e costão de pedra onde quebram as ondas com vento nordeste; Prainha - Do lado direito dos Molhes de Laguna está situada a última praia surfável no Cabo de Santa Marta, é bem pequena e as ondas quebram junto aos molhes, mas com as obras de ampliação do mesmo esta onda perdeu sua qualidade.

Informações
·        Acesso: Laguna está há 118 km de Florianópolis. O acesso é pela rodovia BR-101, até o trevo de Laguna. Pode-se chegar até ao farol, distante 17 km do centro, através do Canal da Barra, uma travessia de balsa de mil metros, que funciona 24/24 Horas, e depois por uma estrada de terra batida.

·        Dinheiro: No local não há banco, portanto vá preparado com dinheiro ou utilize os caixas eletrônicos no centro de Laguna.
·        Aberto ao público: O acesso ao Farol foi proibido, mas desde o ano de 2009 está liberado.
·        Outras designações: Farol do Cabo de Santa Marta
·        Estação DGPS

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_de_Santa_Marta
Fotos: Google Imagens

8 comentários:

  1. A história, as atrações fantástica desse lugar maravilhoso, muito lindo, beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com
    http://www.lucimarvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Então...vi o link no grupo do face e vim comnhecer...seguindo, claro...e te convido a conhecer meu cantinho tambem...
    Ah,
    Desejo um Ano Novo repleto de paz, luz, fé,saúde, suce$$o, alegrias, abraços apertados, sorrisos, amor... Enfim, que 2013 seja um ano de grandes realizações para todos nós.

    Feliz Ano Novo!
    ..E que venha 2013!!!

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Que post legal, adorei a história, muito interessante, e que lugar deslumbrante, parabéns pelo blog,conheci pela Agenda dos Blogs, me faça uma visitinha www.marcelalycan.blogspot.com, abraços e um feliz 2013!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo !!
    Vim através da agenda dos blogs e já estou a seguir :)
    feliz 2013
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga!!! Obrigada pela visita ao meu blog. Sua Carteirinha está pronta sim é só ir até o Blog do Ronaldo e copiar para o seu pc.Clique no botão direito do mouse e escolha a opção SALVAR IMAGEM COMO.Depois vá até LAYOUT no seu painel de controle e clique em adicionar um GADGET.Clique em IMAGEM e salve no seu Blog.
    Qualquer coisa, me procure!! Bjs!!
    http://babcomunidade.blogspot.com.br

    Clicar na página PEGUE AQUI Á SUA CARTEIRINHA.

    ResponderExcluir